Redação IBEGESP

23 outubro 2019

Casa Notícias

Tribunal de Contas está acompanhando elaboração do Plano Plurianual

Tribunal de Contas está acompanhando elaboração do Plano Plurianual

PPA abarcará período entre 2020 e 2023

 

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) está acompanhando o processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) que abarcará o período entre 2020 e 2023. Para quem não sabe, o PPA é de máxima importância para toda a sociedade: é esse planejamento que estabelece o plano do poder executivo para os próximos quatro anos.
­
Ao acompanhar a elaboração do PPA do atual Governo Federal, o TCU apontou que há falhas que impedem que o planejamento seja efetivo a longo prazo. Os problemas apontados pelo Tribunal indicam comprometimento da transparência, da efetividade do plano e insustentabilidade fiscal. Para além disso, verificou-se falta de coerência na identificação de problemas e soluções, bem como ausência de fixação de metas. O Tribunal ainda apontou deficiência nos indicadores do PPA.
­
Vale lembrar que com esta análise o TCU objetiva garantir que o planejamento governamental de fato reflita as prioridades do governo e a Constituição Brasileira. Para tal, enfatiza-se a necessidade de o PPA conter indicadores mensuráveis e detalhes sobre como ocorrerão os serviços previstos.
­
Fique ligado!
­
Fonte: Redação IBEGESP
Fonte complementar: Portal TCU