Redação IBEGESP

16 julho 2019

Casa Notícias

Universidades do Amazonas adotam sistema gerencial focado na Gestão Pública

Universidades do Amazonas adotam sistema gerencial focado na Gestão Pública

Projeto SICGesp é adotado por mais de 20 instituições públicas

 

O projeto do Sistema de Informação de Governança Baseada em Custo do Setor Público (SICGesp) está sendo utilizado por vinte instituições públicas do país, inclusive pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Segundo o criador do projeto, o professor Marilson Dantas, a iniciativa permite que os gestores identifiquem práticas otimizadas para a Gestão Pública.  Vale destacar que o projeto foi baseado na tese de doutorado do professor: “Um modelo de custo aplicado ao setor público sob a visão da accountability.”

 

O padrão do SICGesp se baseia no conceito de Serviço Comparado.  Segundo Dantas, tal unidade de medida permite que tanto os gestores públicos quanto a sociedade analisem a Universidade de forma comparável. Tal comparação mapeia a relação entre o dinheiro que foi investido na área e o que foi produzido a partir destes custos.

 

O SICGesp propõe um sistema de governança. Neste sentido, as Universidades teriam mecanismos de avaliarem os pontos fortes e fracos de sua gestão. Nota-se a influência do sistema de Gestão Pública baseado em evidências, uma vez que é apresentada a relação entre o que foi custeado e o que foi produzido.

 

O sistema adotado pelas universidades públicas do estado do Amazonas se insere em um cenário nacional de intenso debate na área da Educação. Por este motivo, a equipe do IBEGESP recomenda que todos, em especial os gestores públicos, fiquem atentos às novas práticas que estão sendo adotadas e verifiquem suas deficiências ou efetividades!

 

 

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte complementar: Portal da Holanda